SIMULADOR FINANCEIROOrganize seus gastos de viagem com nosso simulador. É GRATUITO!

Tranquilidade no distrito São Bartolomeu, MG

Imaginem um lugar que o silêncio fala mais alto? Saímos de carro no final de semana de Belo Horizonte para conferir de perto a tranquilidade que beira em São Bartolomeu, um dos distritos mais antigos da famosa cidade de Ouro Preto. O distrito está a 98km da capital e levamos cerca de 1h40 na estrada numa viagem muito tranquila e bem sinalizada.

São Bartolomeu está situado as margens do Rio das Velhas, e o distrito é conhecido pela tradição em doces. A Matriz de São Bartolomeu, a Capela de Nossa Senhora das Mercês e as histórias dos moradores pintam o cenário do local que faz parte do Caminho Velho da Estrada Real. Ah, sabem o passaporte da Estrada Real, pode ser carimbado no Café Uaimii na rua principal.

  • Matriz de São Bartolomeu

Nos hospedamos na Casa Bartô, que fica a poucos metros da rua principal. A pousada foi fundada em 2014 tem 10 suítes amplas com uma decoração que transmite muita energia boa. Tem ainda um espaço para venda de artesanato local e massagem como serviço opcional que pode fazer toda a diferença para relaxar depois de caminhar pelo distrito. A Walda nos acolheu com muito carinho fornecendo todas as informações sobre os passeios no distrito, além de preparar o delicioso café da manhã caseiro com bolos, pães, sucos, salada de fruta, geleias e claro, o melhor pão de queijo que já comemos nos últimos tempos. Veja mais detalhes no vídeo (clique aqui).

  • A Casa Bartô

Devidamente instalados seguimos para aproveitar a sexta a noite! Participamos do Arraial Junino no Receptivo São Bartolomeu regado com muito quentão e música do Seu Ribeiro. No sábado pela manhã fizemos a trilha até a nascente do Rio das Velhas, a entrada fica perto da rua principal foram uns 10 minutos de caminhada. Depois visitamos as cachoeiras de São Bartolomeu que fica dentro do Parque Uamii, e a cachoeira Macaco Doido na Fazenda Vale das Nascentes. A noite conhecemos a Fazenda Nascer que tem passeios de caiaque e stand up, e tivemos o prazer em participar de mais uma edição do luau que organizam para as noites de frio. Anualmente acontecem na cidade eventos maiores que atraem turistas de toda a parte.

  • Festa da Goiaba (Abril-Maio): comemora o fim da colheita da goiaba, evento reúne shows, atividades culturais, passeios ecológicos e claro, a exposição de doces. Realizado pela ADAF (Associação de Doceiros e Agricultores Familiares) e já está na XXI edição.
  • Encontro de Tradições Culinárias (Junho): já está na III edição e celebra a gastronomia e cultura com muita música. Para o evento são criados pratos com receitas pelos moradores.
  • Festa de São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo (Agosto): evento religioso com missas, procissões e cortejos que celebram a devoção, e a programação inclui shows e rodeio e já está na XXXIII edição.
  • Nascente do Rio das Velhas

E para completar o final de semana que tal aquela cerveja gelada no bar da praça em frente a igreja? Foi assim no Bar do Nonô, ponto de encontro dos carismáticos moradores e turistas, e do famoso bolinho de bacalhau. E não para por aí, o distrito conta com um excelente restaurante de comida mineira também na praça principal, numa construção datada do século XVIII, o Cantinho Caipira. Abrimos o apetite com uma dose de cachaça no balcão de 300 anos, jogamos conversa fora com a Nathália que cuida de tudo com muito carinho e prepara uma deliciosa comida com produtos da própria horta. Durante o final de semana, conhecemos também o espaço muito aconchegante do Harald, que prepara pratos maravilhosos na Casa do Parque. Por ser tudo preparado pelo próprio Harald, o atendimento é feito preferencialmente com agendamento prévio (031 3551 0947), pois além das habilidades culinárias gosta de se unir aos grupos para escutar e contar histórias.

  • Bar do Nonô

Deixamos nossos passos por São Bartolomeu bem como a certeza de que voltaremos sempre para aproveitar o silêncio e tranquilidade. Assista mais:

Passos para programar sua viagem para São Bartolomeu:

  • Distância de BH: 98km
  • Onde ficar: Casa Bartô R$150 a R$180 diária/ casal
  • Onde comer: Bar do Nonô (famoso bolinho de bacalhau), Cantinho Caipira (31) 3551-0987, Casa do Parque (31) 3551 0947.
  • O que fazer: cachoeiras, rios, fábricas de doces, monumentos históricos, passeios de caiaque e stand up, e descansar da vida corrida da capital!!

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *