Simulador Financeiro

Essa ferramenta foi desenvolvida pelos fundadores do blog Passo a Passo para o Mundo, com o intuito de organizar os gastos previstos e aprimorar o planejamento financeiro de sua viagem!

Uma viagem envolve diversos fatores, e o financeiro é fundamental, por isso a ideia de elaborar essa planilha com os principais custos de uma viagem.

Faça o download da ferramenta aqui: Simulador_Financeiro

A aplicação consiste de uma planilha do Excel, começaremos com um pequeno tutorial de como utilizá-la. Primeiramente você irá iniciar o preenchimento pelo principal, o destino e consequentemente as passagens. Como já citado em outras páginas, o Decolar.com é um site muito bom para referências de tarifas por trecho, já que a busca é realizada em todas as companhias aéreas que fazem o trecho desejado.

O passo a passo para preenchimento dos custos:

OBS.: É necessário que você inclua o valor da taxa de câmbio no valor indicado na planilha. Para saber o valor da taxa do dia acesse “Taxa de Câmbio” no menu a direita do site e procure pelo dólar turismo.

(I) Passagens (nas células destacadas):  valor da passagem (ida/volta), taxas de embarque que variam por aeroporto (ida/volta) e  seguro viagem, esse último mais utilizado em viagens internacionais e que pode ser adquirido com facilidade no momento da compra das passagens no site das companhias ou nas empresas especializadas como Mondial Assistance, ver página sobre o assunto.

(II) Deslocamentos (nas células destacadas): ajuda a pensar e calcular como será feito o trajeto Casa/Aeroporto/Hotel. Dicas sobre os trajetos em alguns destinos estão nos nossos posts sobre o assunto.

(III) Gastos (nas células destacadas): Atenção: nesse campo deve-se preencher a diária em dólares, já que a ferramenta fará o cálculo do custo total em reais para todo o período da viagem.

a) Hospedagem: item que geralmente tem uma representatividade elevada nos custos totais da viagem. Em páginas sobre o assunto tem dicas em como economizar.

b) Refeições, transportes e turismo: preencher nas células destacadas e atentar para o mesmo cálculo da hospedagem.

(IV) Compras: esse é o campo mais interessante e dependerá muito do objetivo da viagem. Dicas sobre o assunto em outras páginas do Passo a Passo para o Mundo!

(V) Custo total por pessoa: Pronto! Já temos o custo total em reais por pessoa.

(VI) Formas de pagamento: preenchimento opcional, facilitará a organização de como levará os seus recursos para os gastos durante a viagem (dinheiro, cartão de crédito e/ou travel card). Em uma de nossas páginas tem maiores informações sobre o assunto. Dica: utilizando o travel card é possível ter desconto na taxa de câmbio.

Resumindo, devem ser preenchidos os campos em destaque, já que algumas células estão bloqueadas para garantir a eficácia da planilha a partir de fórmulas.

Baixe a aplicação aqui: Simulador_Financeiro

 

Se surgir alguma dúvida ou sugestões de melhoria não deixe de entrar em contato com nossa equipe!

 

 

—————————————————

Licença Creative Commons
O trabalho Simulador Financeiro de Passo a Passo para o Mundo foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição Não Comercial / Compartilha Igual / 3.0 Não Adaptada

4 Comments

  1. Anderson disse:

    Boa Tarde.

    Como obter a senha di simulador financeiro?

  2. alessandra disse:

    Olá, a planilha de vocês era bem o que eu estava precisando, parabéns!
    Estou começando o preenchimento e já me deparei com a necessidade de alterar alguns campos que necessitam de senha, como a taxa de Câmbio, a moeda e o itinerário.
    Aliás, como minha viagem inclui múltiplos destinos e quero calcular os gastos por destino ou etapa da viagem, eu acrescentarei células.
    Por isso faço a mesma pergunta do colega aí de cima, e lhe pergunto se seria possível disponibilizar a senha para estas alterações.
    Desde já muito obrigada. Abraços, Ale

Leave A Reply