SIMULADOR FINANCEIROOrganize seus gastos de viagem com nosso simulador. É GRATUITO!

[Roteiro] Montevideo – Punta del Este – Colonia del Sacramento

Letreiro com o nome da cidade
Letreiro com o nome da cidade

A equipe do Passo a Passo para o Mundo esteve no Uruguai em Outubro/2014, e passou pelas cidades mais visitadas pelos turistas [ Montevideo, Punta del Este e Colonia del Sacramento], e foi uma viajem para fugir da correria do trabalho e da faculdade. O clima de tranquilidade e descontração foram presenciados em todos os locais que visitamos.

As pessoas curtiam o pôr do sol tomando o famoso mate, esse momento deveria ser colocado num chaveiro, porque foi marcante!

Saindo do Aeroporto

A cerca de 20km do centro de Montevideo, o Aeroporto Internacional de Carrasco (considerado um dos mais modernos da América Latina) encontra-se localizado no distrito de Carrasco, município de Ciudad de la Costa. O aeroporto é pequeno, se comparado aos de grandes cidades brasileiras, mas muito moderno, com internet WI-FI disponível já na chegada à imigração. Além disso, o local também conta com a famosa Duty Free Shop, com produtos livres de impostos.

Chegada à imigração do Aeroporto Internacional de Carrasco
Chegada à imigração do Aeroporto Internacional de Carrasco

As opções de transporte saindo do aeroporto são táxi, van, ônibus ou carro alugado.

Apenas uma empresa de táxi possui autorização para funcionar dentro do aeroporto, a Taxis Officiales, e você pode conferir as tarifas aqui. A opção mais barata são os ônibus (mais ou menos 33 pesos uruguaios), que ficam disponíveis na área de desembarque e fazem o trajeto até o Centro de Montevidéo ou para o bairro Pocitos. As vans custam cerca de 200 pesos por pessoa, fornecido também pela Taxis Officiales.

Optamos por alugar um carro. Logo após o desembarque negociamos valores com as empresas Europcar, Avis e Budget, a melhor tarifa oferecida foi ofertada pela Budget (US$180 para 5 dias). Mas se for em alta temporada, a melhor opção é reservar com antecedência pelo site da empresa. Apenas a carteira de habilitação brasileira foi solicitada para retirada do veículo. Atenção: a CNH não é válida para entrar no país, é obrigatório apresentar carteira de identidade ou passaporte.

Ainda no aeroporto, adquirimos um chip pré-pago com 3G na loja da operadora ANTEL, que fica próxima aos balcões das empresas de aluguel de carros.  O valor do chip com acesso à internet 3G e 1GB de dados para 5 dias saiu por 150 pesos uruguaios. Como havíamos alugado um carro, o serviço de celular nos permitiu utilizar o GPS para transitar pelo país (e ficou mais barato do que adicionar ao plano do aluguel do carro o GPS). Vale lembrar que você pode encontrar chips pré-pagos da ANTEL em outras lojas físicas que estão espalhadas por Montevideo.

MONTEVIDEO

Ponte na chegada à Montevideo
Ponte na chegada à Montevideo

Onde se hospedar

Se deseja ficar próximo aos principais pontos turísticos de Montevideo, a opção é se hospedar em Ciudad Vieja (pt., Cidade Velha), o centro da cidade. Se optar por essa região, você encontrará opções como o Radisson, Holiday Inn e NH Columbia.

No entanto, a vida noturna e gastronômica de Montevideo se localiza ao longo das Ramblas (avenidas ao longo da praia), nos bairros de Punta Carretas ou Pocitos. Esses bairros estão há poucos minutos do centro e possuem alguns dos melhores restaurantes e shoppings da cidade. Uma boa opção de hospedagem em Pocitos é o Ermitage, mas Pocitos e Punta Carretas também contam com outros estabelecimentos como Palm Beach Plaza,  Sheraton Montevideo e Mercure Montevideo.

Vista de um dos quartos do hotel Ermitage
Vista de um dos quartos do hotel Ermitage

Onde trocar moeda

Assim como diversas outras capitais dos países da América do Sul, grande parte dos estabelecimentos comerciais em Montevideo aceitam como pagamento Real e Dólar Americano, além do Peso Uruguaio. Mas, se precisar trocar moeda em Montevideo, o melhor local para fazê-lo é no centro da cidade, mais precisamente na Avenida 18 de Julio, onde taxas de câmbio são as melhores.

Pontos Turísticos

  • Plaza Indepedencia: Fica no limite entre a Ciudad Vieja e o centro de Montevideo. Nessa praça está o monumento equestre de José Artigas, militar uruguaio.
Estátua do General José Artigas, na Plaza Independencia
Estátua do General José Artigas, na Plaza Independencia
Plaza Independencia, com o Palácio Salvo ao fundo.
Plaza Independencia, com o Palácio Salvo ao fundo.
  • Palácio Salvo: Localizado na Plaza Indepedencia, esse edifício já foi considerado o maior da América do Sul, com 95 metros de altura e 27 andares. É importante ressaltar que o local não está aberto à visitação pública.
Palácio Salvo
Palácio Salvo
  • Mausoleo General Jose Artigas: Ao lado da estátua principal situada na Plaza Independencia, encontra-se uma escada que leva ao Mausoleo General José Artigas, uma homenagem à história do general. O local fica aberto ao público nas segundas feiras das 12h às 18h, e terças a domingos das 10h às 18h.
Mausoleo General Jose Artigas
Mausoleo General Jose Artigas
  • Puerta de la Ciudadela: Se encontra bem próxima a Plaza Indepedencia. A Puerta de la Ciudadela cercava a cidade no período colonial.
Puerta de la Cidadela
Puerta de la Ciudadela
  • Plaza Constitución: Essa é a praça mais antiga da capital do Uruguai, também conhecida como Plaza Matriz por ficar ao lado da Catedral Metropolitana de Montevideo.
Plaza Constitución
Plaza Constitución
  • Teatro Solis: Construído em 1856, é considerado o maior e mais importante teatro de Montevideo. O local foi restaurado e atualmente está aberto ao público para visitas guiadas. Para consultar a programação do local, clique aqui.
Teatro Solis
Teatro Solis
Passaporte para visita guiada ao Teatro Solis (Gratuita)
Passaporte para visita guiada ao Teatro Solis (Gratuita)
  • Fuente de los Candados: A lenda desta jovem fonte diz que se você colocar um cadeado com as iniciais de duas pessoas que se amam, voltarão juntos para visitá-la e seu amor viverá para sempre…”. A fonte está situada na Avenida 18 de Julio na Praça Ing. Juan Pedro Fabini.
Fuente de los Candados
Fuente de los Candados
Placa da Fuente de los Candados
Placa da Fuente de los Candados
  • Mercado del Puerto: Inaugurado em 1868, a estrutura metálica do local foi toda construída em Liverpool, na Inglaterra. O Mercado del Puerto abriga restaurantes e lojas de produtos artesanais. Lá você poderá encontrar as melhores parrilladas e outros pratos típicos do Uruguai. O local fica aberto até as 16h.
Lado de fora do Mercado del Puerto
Lado de fora do Mercado del Puerto
Mercado del Puerto
Mercado del Puerto
  • Ramblas: Um passeio imperdível em Montevideo é percorrer as Ramblas (orlas) das praias que circulam a cidade. As mais famosas são as Ramblas de Pocitos, Punta Carretas e Buceo. No final da tarde, os moradores dessas regiões vão para as ramblas acompanhar o pôr do Sol tomando mate.
Rambla da Playa Carrasco
Rambla da Playa Carrasco
Rambla da Playa Pocitos
Rambla da Playa Pocitos
  • Vinhedos da Bodega Bouza:  Uma das atrações imperdíveis em Montevideo é conhecer a vinícula Bodega Bouza. Essa vinícula é uma das maiores do Uruguai, produzindo cerca de 100 mil garrafas de vinho por ano. Fica localizado a 25km do centro de Montevideo, em um trajeto de cerca de 30 minutos de carro. As visitas acontecem todos os dias, por um valor de cerca de 200 pesos uruguaios por pessoa. Aos que quiserem complementar o tour com a degustação de vinhos terá de desembolsar mais 300 pesos uruguaios. Para saber mais sobre a programação do local, as duração das visitas e preços, acessem o site oficial da Boudega Bouza.
Vinícula Bodega Bouza
Vinícula Bodega Bouza
Entrada da vinícula Bodega Bouza
Entrada da vinícula Bodega Bouza
Mapa da vinícula Bodega Bouza
Mapa da vinícula Bodega Bouza
Vinícula Bodega Bouza
Vinícula Bodega Bouza
  • Letreiro de Montevideo: O letreiro com o nome da capital do país foi construído em concreto, com 15 metros de comprimento e 2 metros de altura. Situado na rambla da praia de Pocitos,  é bastante visitado ao nascer e pôr do Sol.
Letreiro com o nome da cidade
Letreiro com o nome da cidade
  • Fortaleza del Cerro: Também chamado de Fortaleza José Artigas, a Fortaleza del Cerro está situada no Cerro, o ponto mais alto de Montevideo. O local foi inaugurado em 1811 para defender a população e o Porto de Montevideo. Há um museu situado no local, que conta um pouco da história do Uruguai, assim como as conquistas do Rio de la Plata e General Artigas. Lá de cima podemos obter uma bela vista panorâmica de toda a cidade. No pôr do sol as pessoas também se reúnem lá para tomar mate.
Vista panorâmica de Montevideo
Vista panorâmica de Montevideo
Museu Militar
Museu Militar
Visão geral da Fortaleza del Cerro
Visão geral da Fortaleza del Cerro

Compras

Apesar de Montevideo não ser um local procurado para compras (como é em Buenos Aires, por exemplo), a cidade conta com alguns shoppings centers que oferecem uma ampla gama de lojas. Vale ressaltar que os preços para roupas, calçados, eletrônicos e outros serviços ou comércios é bastante similar ao que encontramos no Brasil, ou as vezes ainda maior.

  • Shopping Montevideo: Primeiro shopping center do Rio de la Plata, inaugurado em 1985, está situado no limite entre os bairros de Pocitos e Buceo e conta com cerca de 200 lojas.
  • Shopping Punta Carretas: Esse shopping foi construído em um antigo presídio de Punta Carretas, contando com mais de 200 lojas. Outro fato curioso é que o Shopping Punta Carretas está unido ao Hotel Sheraton.
  • Avenida 18 de Julio: Uma das principais avenidas de Montevideo, a Avenida 18 de Julio se estende da Plaza Independencia até o Parque Battle. Nessa avenida você poderá encontrar diversas lojas de roupas, calçados, produtos artesanais e casas de câmbio. Como dissemos anteriormente, é o melhor local para troca de moeda.

 


 

PUNTA DEL ESTE

Punta del Este é conhecida pelo clima de curtição. Apesar de termos ido em baixa temporada, tinham alguns turistas de várias parte do mundo passeando pela cidade.

Como chegar

A cidade fica a cerca de 140 km de Montevideo, e as opções para chegar até lá são de ônibus e carro.

De ônibus, as companhias que fazem o trajeto são: COPSA e COT, que levam cerca de 2 horas de viagem. A viagem é muito tranquila, numa estrada bem sinalizada e com grande parte do trecho em pista dupla. A velocidade média permitida muda com frequência ao passar pelas cidades vizinhas, aumentando o tempo da viagem.

Aproveitamos que estávamos de carro para conhecer algumas praias no caminho, e que ainda parecem pouco exploradas pelos turistas brasileiros. No verão devem ficar maravilhosas, estava ventando muito e um pouco frio, então não encontramos muita gente circulando por lá. Essas praias parecem estar totalmente preparadas para receber turistas, e contam com muitas pousadas, campings, hostels, e até resorts.

Playa Las Vegas, no caminho de Montevideo à Punta del Este
Playa Las Vegas, no caminho de Montevideo à Punta del Este
Praia Naturista no caminho de Montevideo à Punta del Este
Praia Naturista no caminho de Montevideo à Punta del Este. Existe desde a década de 60. Opções de hospedagem: Chihuahua Resort Hotel, Punta del Este Arenas Hotel & Resort e Posada Naturista El Refugio.
Praia Las Vegas, no caminho de Montevideo à Punta del Este
Praia Las Vegas, no caminho de Montevideo à Punta del Este

Onde se hospedar

Chegando em Punta del Este, a sensação imediata foi “mas que cidade perfeita para relaxar!”. Encontramos várias opções de hospedagem e depois de uma volta pela cidade, decidimos ficar em Playa Mansa, marcado pelas águas calmas banhadas pelo Rio da Prata, e claro muito vento.

Há várias opções de hospedagem na cidade, como o Conrad Punta del Este Resort & Cassino, Hotel Sunset Beach, Hostel El Viajero, dentre outros. O Fasano Las Piedras também é lindo, e encaixa perfeitamente num roteiro para quem quer descansar.

Pontos Turísticos

  • La Barra: Conhecida principalmente por suas praias que permite vários tipos de esportes como windsurf, surf, motosky, esqui aquático, vela, canoagem, pesca e etc.
Praia em La Barra.
Praia Bikini, em La Barra.
Ponte Leonel Viera
Ponte Leonel Viera

Casa Pueblo: Uma criação do pintor e escultor uruguaio Carlos Páez Vilaró, o hotel Casa Pueblo lembra muito as construções gregas. O estabelecimento fica em Punta Ballena, na chegada a Punta del Este. Além de hotel, o local combina restaurante e museu. Apreciar o pôr do sol é a atração preferida dos visitantes, não conseguimos curtir esse momento, pois o tempo estava muito fechado. O tour pelo estabelecimento custa aproximadamente R$20.

Vista externa do Casa Pueblo
Vista externa do Casa Pueblo
Vista interna do Casa Pueblo
Vista interna do Casa Pueblo
Entrada do Casa Pueblo
Entrada do Casa Pueblo
  • Playa Brava: Onde fica o principal ponto turístico Monumento los Dedos (também chamado Monumento ao Afogado), foi construído em 1982. Representando um alerta ao risco de afogamento nas águas agitadas,  ou “Homem emergindo para a vida”, como o autor da escultura definiu naquela época.
Monumento los Dedos. Uma foto dessa só foi possível pois estavamos na baixa temporada e em um dia chuvoso!
Monumento los Dedos. Uma foto dessa só foi possível pois estávamos na baixa temporada e em um dia chuvoso!
  • Conrad Punta del Este Resort & Cassino: O maior hotel de Punta del Este, e como o nome já diz, também um dos principais cassinos da cidade. Além do cassino, o hotel possui uma boate dentro, a OVO Night Club, que também funciona durante o dia como café e restaurante japonês.
Vista da frente do Conrad Punta del Este Resort & Cassino
Vista da frente do Conrad Punta del Este Resort & Cassino
Cassino do Conrad Punta del Este Resort & Cassino
Cassino do Conrad Punta del Este Resort & Cassino

O cassino é gigante, e foi o segundo que conhecemos na vida. Ficamos na dúvida de como as máquinas de jogos funcionavam, já que elas não aceitavam moedas de dólares. Para jogar, precisamos comprar bilhetes com os valores a serem arriscados nas máquinas (menos divertido que o cassino do Royal Caribbean que conhecemos no cruzeiro para as Bahamas). Durante a noite havia bandas para animar as jogatinas.

  • Fasano las Piedras: Hotel 5 estrelas localizado em La Barra. O local possui 480 hectares da Estância las Piedras e possui vistas espetaculares. Vale a pena a visita para almoçar/jantar e hospedagem!
Hotel Fasano las Piedras
Hotel Fasano las Piedras
Hotel Fasano las Piedras
Hotel Fasano las Piedras

Eventos que estavam acontecendo em outubro

Apesar de o período da nossa viagem ter sido em baixa temporada, estavam acontecendo dois grandes eventos na cidade. O Oktober Conrad Fest, a tradicional festa de cervejas da Alemanha, regada a muitos pratos típicos e cervejas de variados sabores. E a VI Punta del Este Food & Wine Festival, um festival de vinho e gastronomia que reuniu vários chefs e sommeliers do mundo inteiro (Praia VIK e Hotel Fasano).

 

VI Oktober Conrad Fest
VI Oktober Conrad Fest
VI Oktober Conrad Fest
VI Oktober Conrad Fest
VI Oktober Conrad Fest
VI Oktober Conrad Fest

COLONIA DEL SACRAMENTO

Um ou dois dias são suficientes para conhecer todos os pontos turísticos de Montevideo. Por isso, se tiver alguns “dias extras”, aproveite para conhecer a agradável Colonia del Sacramento.

Como chegar

Colonia del Sacramento fica a 180km de Montevideo, e seu acesso pela capital é feito pela Ruta 1 (pt., Rota 1). O trajeto, que dura cerca de 2 horas e meia, pode ser feito de ônibus, ofertados pelas empresas COT. Veja horários e tarifas aqui, ou de carro.

Pontos Turísticos

Colonia del Sacramento é uma cidadezinha colonial, fundada pelos portugueses e considerada patrimônio cultural pela UNESCO. A cidade possui um ar calmo e parece que parou no tempo. Nos lembrou muito a cidade de Ouro Preto aqui em Minas Gerais.

Antigo portão e ponte levadiça de Colonia del Sacramento
Antigo portão e ponte levadiça de Colonia del Sacramento
Trajeto de Montevideo à Colonia del Sacramento pela Rota 1
Trajeto de Montevideo à Colonia del Sacramento pela Rota 1
Ruas de Colonia del Sacramento
Ruas de Colonia del Sacramento
Farol de Colonia del Sacramento, erguido sobre as ruínas do convento de São Francisco
Farol de Colonia del Sacramento, erguido sobre as ruínas do convento de São Francisco
Bares e restaurantes nas ruas da cidade
Bares e restaurantes nas ruas da cidade
Vista do Farol da cidade
Vista do Farol da cidade

Um pulinho em Buenos Aires

Colonia del Sacramento é a cidade mais próxima de Buenos Aires, na Argentina, e o que separa as duas cidades é o Rio da Prata. Por essa razão, muitos turistas procuram a cidade para fazer a travessia até a Argentina. Se está com mais tempo e deseja dar um pulinho em Buenos Aires, saiba que existem 3 empresas que realizam o trajeto pelo rio: a Buquebus, Colonia Express e Seacat.

  • Buquebus é a empresa mais antiga que oferece o serviço, oferece mais opções de horários e possui “buques” (ferry boats) rápidos (1h de travessia) e lentos (3h de travessia). Vale ressaltar que os buques dessa empresa também levam carros. Para conferir horários e valores da Buquebus, clique aqui.
  • Colonia Express só trafega com buques rápidos, porém não oferecem serviço de transporta de carros. Apesar dessa empresa não oferecer tantos horários como a Buquebus, seus preços são mais competitivos, confira aqui.
  • Seacat é a empresa mais recente que oferece a travessia. Essa também não trafega carros, mas possui buques rápidos. Confira valores e horários aqui.

Você pode se interessar: Roteiro Turistico: Buenos Aires
Você pode se interessar: Conheça Buenos Aires
Você pode se interessar: Compras em Buenos Aires, a perdição dos outlets!


INFORMAÇÕES ÚTEIS

  • Passagem aérea (Gol): R$ 400,00 + R$210,00 (Taxas de embarque)
  • Hospedagem: R$600/diária (resort); Hotel 3 estrelas/quarto duplo R$200/diária; Albergue R$25,00
  • Alimentação: R$60,00/refeição. McDonald’s e Burguer King: mesmo valor do Brasil/ Água e Refrigerante em restaurantes: R$7,00
  • Gasolina: R$4,50/ litro (~60L para visitar Montevideo/Colonia del Sacramento/Punta del Este)

DOCE DE LEITE URUGUAIO

(Em Maio/2016 o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento liberou a entrada desse produto em terras nacionais, clique aqui para saber mais)

Quando se fala em Uruguai, não dá para esquecer do doce de leite. Deixamos para falar dele ao final do post para alertar sobre a ilegalidade em se trazer o produto para o Brasil. Sim…infelizmente você terá de experimentar esse doce de leite apenas em terras uruguaias, já que é proibido trazer para o Brasil, segundo a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). Não há muitas explicações sobre a proibição, o fato é que muitas pessoas tentam trazer o produto na mala e são barradas na alfândega quando chegam ao Brasil. A norma que funda a apreensão é o decreto 24.548 de 1934, que regulamenta o serviço de defesa sanitária animal.

É isso! E pedimos aos nossos leitores que de optarem por viajar em outra temporada (verão), deixe o seu relato aqui ou no nosso Facebook de como foi a sua experiência. https://www.facebook.com/PassoAPassoParaOMundo

“Viajar é mudar a roupa da alma.”- Mario Quintana.

5 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *