SIMULADOR FINANCEIROOrganize seus gastos de viagem com nosso simulador. É GRATUITO!

[Roteiro] Descubra os morros de Ouro Preto!

ouro_preto

Você sabia que  Ouro Preto, município de Minas Gerais, foi a primeira cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade? Bom, se você já visitou a cidade deve entender a razão disso, se não, anote esse roteiro, arrume suas malas e descubra Ouro Preto!

Ouro Preto é famosa por sua arquitetura colonial e por sua importância histórica. Além de ser um “museu a céu aberto”, a cidade conta com mais de 14 museus conhecidos internacionalmente. Então confira o roteiro criado pelo Passo a Passo para o Mundo dos pontos turísticos mais famosos da cidade.

Como chegar

Por ser uma cidade pequena (cerca de 70 mil habitantes), a cidade não conta com um aeroporto próprio. Saindo da capital mineira de Belo Horizonte, o caminho mais prático para se chegar até Ouro Preto é pela BR040, sentido Rio de Janeiro (pela Estrada Real). Para quem sai de outros locais como São Paulo ou Espírito Santo há informações sobre o trajeto a se percorrer no site oficial de turismo da cidade.

Transporte

Se você tiver bastante disposição e preparo físico poderá percorrer a maioria dos pontos turísticos a pé. Disposição porque a cidade possui vários morros “pesados” até para a passagem de carros! Para aqueles que não gostam muito de andar, há diversas linhas de ônibus e táxis lotação que passa por vários bairros da cidade. O valor de ambos é de R$ 2,00 (Março/2013).

Pontos Turísticos

  • Igreja Nossa Senhora do Carmo Teve sua construção iniciada Manoel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, tendo mais tarde Aleijadinho modificado o projeto arquitetônico, concluindo a última obra da sua vida.

  • Igreja do Rosário dos Pretos: Possui característica de ser uma das únicas a manter sua autênticidade da arquitetura barroca.

  • Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição: Construída no século 18, a igreja é local onde estão enterrados Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, e o próprio Aleijadinho. Lá também foram enterrados outras figuras famosas como o Barão de Pouso Alegre e o Conselheiro do Império, Lafayette Rodrigues Pereira, patrono da cidade.

  • Igreja São Francisco de Assis: Classificada em 2009 como uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, a igreja foi construída em estilo rococó, uma evolução do barroco mineiro.

  • Trem da Vale (Maria Fumaça): O trecho de 18km liga Ouro Preto a cidade vizinha Mariana. Durante o trajeto você pode apreciar a paisagem de montanhas entremeadas por típicos casarões, fazendas e plantações. Saiba mais em www.tremdavale.org

  • Praça Tiradentes: Principal praça da cidade, o local é famoso por ter sido onde colocaram a cabeça do mártir da independência, Joquim José da Silva Xavier, Tiradentes. Atualmente há um monumento no local representando o acontecimento.

  • Pico do Itacolomi: Formação rochosa localizada entre Ouro Preto e Mariana, cidade vizinha e possui quase 2 mil metros de altitude. O local é bastante visitado por turistas pois lá de cima somos capazes de visualiza uma paisagem maravilhosa de todo o município de Ouro Preto e Mariana!

  • Rua Direita: A rua mais famosa da cidade, é lá que você vai encontrar lojinhas de souveniers, decorações para casa, jóias e outras lembrancinhas.

  • Feira de Pedra Sabão: Muito visitada por turistas, como o próprio nome ja diz, a Feira de Pedra e Sabão concentra artesanatos feito em pedra sabão como panelas, copos e decorações em geral.

Principais Eventos

Dicas e Informações Úteis:

  • A maioria das Igrejas e Museus da cidade cobram em torno de R$ 5,00 para uma visita.
  • É proibido tirar fotos ou filmar dentro da maioria da Igrejas e Museus, assim como entrar com bolsas e malas.
  • Igrejas e Museus não abrem às segundas-feira.
  • Para andar pela cidade prefira um calçado confortável e antiderrapante, já que as ruas são escorregadias e os morros muito inclinados.

É tanta coisa para visitar em Ouro Preto que esse roteiro terá de ser dividido em 2 partes. Prometemos escrever a segunda parte do roteiro apenas com informações turísticas dos incontáveis Museus dacidade!

———————————————————-

Você pode se interessar: Conheça os melhores bares da capital mineira dos bares, Belo Horizonte!
Você pode se interessar: [Roteiro] Belo Horizonte, Minas Gerais

2 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *