Ao contrário de se tirar um visto, solicitar um passaporte não é complicado e você o faz no Departamento da Polícia Federal de sua cidade.

A não ser que você vá viajar para algum país do MERCOSUL (Argentina, Chile, Paraguay, Uruguay e Venezuela), onde apenas sua identidade será necessária, você precisará de um passaporte.

Outro ponto importante é que seu passaporte deve ter no mínimo 6 meses de validade antes de entrar no país, portanto é imprescindível que você solicite um novo passaporte caso a sua viagem esteja marcada para o período dentro dos 6 meses que antecedem o prazo de expiração do seu passaporte. Exemplo: se o seu passaporte vence em Dezembro, você pode não conseguir usá-lo a partir de Junho do mesmo ano.

O blog Passo a Passo para o Mundo traz as informações necessárias para que você solicite seu passaporte.

Passo #1

Primeiramente, para solicitar seu passaporte, você precisa preencher seus dados em um formulário (clique aqui para acessá-lo) disponibilizado no site da Polícia Federal, onde você deverá informar seus dados como nome, documentos (identidade, CPF, certidão de nascimento, título de eleitor e situação militar).

Passo #2

Ao final do formulário você informará em qual cidade e posto da PF que você quer ser atendido e então um boleto (GRU) será gerado no valor de R$ 156,07 (valor em 2014) e você deverá fazer o pagamento antes da data de vencimento.

Passo #3

Após preencher o formulário e fazer o pagamento da taxa você deverá comparecer ao posto da Polícia Federal escolhido por você no momento do preenchimento dos formulários iniciais munido dos seguintes documentos ORIGINAIS :

  • Documento de Identidade (para maiores de 12 anos) ou Carteira de Habilitação/Trabalho
  • Título de Eleitor e comprovante de votações da última eleição
  • Documento que comprove quitação de serviço militar obrigatório
  • Certificado de Naturalização (quando se aplica)
  • Passaporte anterior (quando houver, válido ou não)
  • CPF

Note que: algumas unidades da PF solicitam agendamento prévio antes de ir recolher o seu passaporte, clique aqui para verificar se você precisa agendar sua visita.

Não é mais necessário levar a fotografia 5×7, no entanto é bom que você leve uma por precaução caso haja algum problema com a máquina no dia do seu agendamento. Ninguém quer perder a viagem, não é ?

Acompanhamento do pedido

Você pode consultar o andamento do seu pedido de passaporte nesse site disponibilizado pela Polícia Federal. Depois de emitido, você deverá buscá-lo no posto onde fez a solicitação mediante apresentação do documento de identidade e assinatura do recibo.

Veja Dúvidas Frequentes (retirados do site da PF)

  1. Quero renovar meu passaporte: Não há como renovar o seu passaporte. A cada expiração de um passaporte antigo, você deverá entrar com todo o processo novamente e emitir um novo passaporte, com um novo número de documento.
  2. Qual o tempo de entrega do passaporte novo? O prazo é de no máximo seis (6) dias.
  3. Caso o seu passaporte seja o verde, você pode usá-lo até a data de validade.
  4. Menor de idade precisa de passaporte? Sim, o menor deve ter passaporte próprio. A presença do menor é obrigatória no momento da emissão. No campo CPF, preencha com o do responsável. Para essa emissão, os responsáveis legais deverão autorizar a emissão. (veja item 7 no site da PF)

Seu passaporte será válido por 10 anos após a data de emissão. (editado em Dez, 2014)