SIMULADOR FINANCEIROOrganize seus gastos de viagem com nosso simulador. É GRATUITO!

O Rio de Janeiro continua lindo!

A frase do cantor Gilberto Gil nunca sai de moda! Rio de Janeiro é a cidade brasileira mais conhecida lá fora e principal destino turístico na América Latina, e basta colocar os pés em suas belas praias para entender a razão disso. A equipe do blog Passo a Passo para o Mundo esteve lá diversas vezes e deixa aqui para você informações úteis, dicas e pontos turísticos que você não deve deixar de conhecer em sua viagem.

Aeroportos

A cidade do Rio de Janeiro conta com 2 grandes aeroportos, o internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão) e o Aeroporto de Santos Dumont. O Galeão é considerado o 2º aeroporto mais agitado do país e está a aproximadamente 20 quilômetros do centro da cidade. O segundo e se localiza no centro do Rio.

Chegando ao Rio: saindo do Aeroporto Galeão

Você pode encontrar dificuldades para sair desse aeroporto, isso porque, apesar de sua importância no país, ele não é bem servido de transporte público. Há duas opções de transporte para se locomover até o centro do Rio, os táxis e ônibus. Existem dois tipos de táxis, os amarelos (mais baratos, porém não tão seguros) e os convencionais (mais caros). O valor sairá em uma média de 60 reais para uma corrida até o centro da cidade (calcula um valor aproximado aqui).

Para quem quer uma opção mais barata existe o “Frescão”, um ônibus mais executivo, com ar condicionado. Se estiver indo para a zona sul (Copacabana, Ipanema, etc.) pode tomar esse ônibus pagando mais ou menos 10 reais. Confira mais informações no site da empresa que oferece o serviço, a Real.

Dependendo de onde você vai se hospedar, o hotel pode oferecer serviço de traslado para o hóspede. Confira com a recepção antes da data da sua viagem.

Transporte dentro da cidade

O sistema metroviário do Rio de Janeiro é bastante eficiente e é administrado pela empresa MetroRio e te leva para os bairros e regiões das principais atrações turísticas da cidade. Ir de metrô do Botafogo à Ipanema leva em média 10 minutos, e os vagões possuem ar condicionado, o que bastante interessante visto que se estivesse indo de ônibus poderia cair em um engarrafamento e sofreria com o calor da cidade. É importante ressaltar que o metrô funciona das 5 da manhã até meia noite de segunda a sábado e das 7 às onze da noite no domingo, o transporte custa R$ 3,20.

Se escolher por se locomover dentro da cidade de ônibus você terá 5 opções: urbanos com e sem ar condicionado, micro-ônibus sem trocador, adaptador para portadores de deficiência e os rodoviários. Antes de entrar procure perguntar ao motorista se aquele ônibus realmente te leva ao destino desejado. Ligue para 0800 595 2000 para obter informações de horários.

Um transporte muito utilizado também é a van. Elas te levam para vários bairros da cidade, e muitos trajetos passam pela orla das praias. É importante que você verifique se a van é regularizada (verifique se a placa é vermelha), caso contrário pode se tratar de vans clandestinas, e nesse caso não pegue.

 

Metro do Rio, administrado pela empresa MetrôRio.

Principais pontos turísticos

Não podemos deixar de falar dos pontos turísticos da cidade maravilhosa, então abra seu roteiro e vamos lá!

  • Praia de Copacabana

Nada mais justo começar falando sobre uma das praias mais famosas do mundo! Situada no bairro de Copacabana, zona sul da cidade e apelidada pelos cariocas de “Princesinha do Mar”. A praia de mar azul-esverdeado é ponto obrigatório para quem está indo ao Rio de Janeiro pela primeira vez, seu calçadão é destino de diversas pessoas que caminham, patinam e fazem exercício durante todo o dia.

Praia de Copacabana, Rio de Janeiro
  • Pedra do Arpoador

Localiza-se entre a praia de Copacabana e a praia de Ipanema e possui cerca de 500 metros. Se possível visite o local durante o pôr do sol e você conseguirá ver de cima toda a praia de Copacabana escurecendo, uma paisagem inexplicável!

Pôr-do-sol da praia de Copacabana visto de cima da Pedra do Arpoador.
  • Praia de Ipanema
Tema de uma música famosa do cantor Tom Jobim, a praia é uma das mais famosas do Rio de Janeiro. O local é também bastante visitado por turistas por ser destino de diversos artistas famosos.
Praia de Ipanema, Rio de Janeiro.
  • Elevadores do Cantagalo: Mirante da Paz

Construídos para facilitarem a vida dos moradores do Morro Cantagalo (pacificado), os conjunto de elevadores oferecem uma visão panorâmica da cidade e do morro, e o melhor, de graça! Para chegar ao local pegue o metrô que leva até o Complexo Rubem Braga.

Mirante da Paz – Elevadores do Morro Cantagalo, Rio de Janeiro.

Dicas e informações úteis

  • O DDD utilizado para fazer ligações de/para o Rio de Janeiro é o 21
  • Evite andar sozinho a noite ou em áreas isoladas
  • Tente não se comportar como turista, deixando câmera fotográfica pendurada no pescoço, por exemplo
  • Se for a praia não deixe seus pertences com qualquer pessoa
  • Evite os táxis sem cooperativas

—————————————————————-


Você pode se interessar: Conheça as 50 mais belas praias do mundo!
Você pode se interessar: Hospedagem barata no Rio de Janeiro, seja um alberguista!

1 comentário

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *