SIMULADOR FINANCEIROOrganize seus gastos de viagem com nosso simulador. É GRATUITO!

Explorando Pernambuco e Alagoas

O Nordeste brasileiro é conhecido pelo imenso litoral de águas claras que atrai turistas de toda parte do mundo. O Passo a Passo para o Mundo visitou as praias mais famosas da região de Pernambuco e Alagoas, mas aproveitou para explorar as cidades vizinhas menos turísticas.

Alugamos um carro no aeroporto de Maceió, e seguimos por cerca 3 horas pela rodovia AL-101, numa estrada relativamente tranquila chegamos a Porto de Galinhas.

Dia 1: Porto de Galinhas – PE

Mar de águas calmas com infraestrutura preparada para atender turistas. Muitos barcos, cadeiras, guarda-sol e vendedores pintam o cenário. Os restaurantes nos arredores funcionam depois das 10 horas da manhã, pois antes disso segundo os donos não tem demanda.

Apesar de passar na praia de Porto de Galinhas apenas para conhecer, o passeio Ponta a Ponta merece destaque, pois permite conhecer de buggy as piscinas naturais, Praia do Cupê, Muro Alto, Maracaípe e Portal de Maracaípe.

Não é uma praia para quem deseja relaxar na areia, pois é grande a oferta de vendas de passeios, por isso ficamos pouco tempo.

Porto de Galinhas

Maracaípe – PE

Fica a 5 km de Porto de Galinhas, e ideal para relaxar nas areias brancas, com mar um pouco mais agitado.

• Onde ficar: Hostel Brisas do Mar; Pousada Fazenda Xalés de Maracaípe (81 3552 1133)

• Onde comer: Consenza – O Chef  Mariano prepara um dos melhores hamburguers que já experimentei nos últimos tempos.  Natural da Romênia, ele está se estabelecendo na praia de Maracaípe após mais de 20 anos rodando pela Europa. Fica ao lado do Hostel Brisas do Mar. Além do hambúguer, serve um peixe muito saboroso e cerveja gelada.

Dia 2: Tamandaré – PE

A parte central da cidade é assustadora, muitas construções abandonadas. Não recomendamos sair para caminhar a noite pelas ruas da cidade, pois não nos pareceu seguro. O ideal é ir direto para o restaurante escolhido.

• Onde ficar: Pousada Cambará (ótimo custo benefício), Hotel Coral Beach Resort (ao lado do Tapera do Sabor)
  • Onde comer: Quiosque Submarino Amarelo, uma homenagem do dono (Marcos) ao Yellow Submarine dos Beatles. Ele é carioca e criado em SP, e atua há 10 anos em Tamandaré. O restaurante reúne música, ambiente agradável, peixe e cerveja gelada. Vale também conhecer o Tapera do Sabor.

Dia 3: Tamandaré – PE (Praia dos Carneiros)

Com 7km extensão, a praia dos Carneiros é considerada uma das mais bonitas do Brasil. A presença da Capela de São Benedito, construída no século XVII contribui para o cenário exótico da praia. Curiosidade: o investimento para realizar um casamento aproveitando o belo visual é de quase R$15 mil.

Contratamos o Manguezal Ecoturismo para fazer o passeio de Catamarã que partiu de Tamandaré até a praia dos Carneiros. O telefone para contato (081) 98741-0144. Reservamos na noite anterior e a equipe é muito atenciosa. Os guias sempre muito animados, contam histórias ao longo do percurso. Desde o encontro dos 3 rios, Formoso, Ariquindá e Mariaçu e o encontro que forma a Baía da Praia dos Carneiros. Vale destacar ainda que segundo informações no passeio, o Rio Formoso é o maior berçario natural de mangues do planeta.

Onde Comer:

• Bora bora: estacionamento 30$
  • Beijupira: estacionamento 50$ convertido em consumo

Dica: Tem um acesso público na esquina do posto Setta, e locais tranquilos para estacionar o carro. Não tivemos nenhum problema.

Dias 4-5: Ponta do Mangue – AL

Praia tranquila, ideal para quem deseja se desconectar do mundo e aproveitar as belezas naturais que a região oferece. Ficamos hospedados no Camping do Jesus.

O Camping (R$30-40 diária por pessoa) tem ótima estrutura para quem vai acampar, com dois banheiros externos, cozinha simples e geladeira. Para as famílias, tem um espaço para filmes com um telão no jardim, basta levar o laptop com os filmes e garantir a diversão da moçada. Além disso, para aqueles que desejam aproveitar a energia do local e do dono (Jesus), tem quartos privativos simples e muito confortáveis por um preço médio R$150-180 diária (casal).

Ao lado tem dois bares, com excelente atendimento e facilidades para quem está hospedado no camping, o Sabor de Minas e o bar do Luizinho/lula. Nesses bares é possível comprar passeios para explorar a região.

O Camping fica a cerca de 20 minutos de carro do centro de Maragogi. Ver o pôr-do-sol em Maragogi tomando um creme de açaí e cupuaçu foi revigorante.

Dia 7:  Japaratinga – AL

Ao longo da estrada litorânea de Japaratinga, paramos para conhecer as praias e as falésias. Marcada pelo mar calmo, e orla com algumas pousadas e restaurantes para quem decidir passar um dia na cidade. Não programamos passar o dia em Japaratinga, apenas apreciamos a cidade durante o trajeto.

• Onde ficar:
    Pousada Padejo
    Humaita Pousada
    Pousada Lua Cheia
    Bitingui Praia Hotel
  • Onde Comer:
    Compania da Lagosta
    Chopana do Guaiamum

No final da cidade,  utilizamos a Balsa no Porto de Pedras (Custa $13 e a travessia do rio e dura 5 min) como a rota para chegar na Praia do Patacho, que fica perto das piscinas naturais e é considerada também como 5 estrelas no Guia 4 Rodas. Particularmente não gostei, a areia estava com muito lixo deixado pelos visitantes, uma pena!

Dia 8: São Miguel dos Milagres – AL

Dias de chuva no Nordeste, quando os passeios são suspensos. Os passeios mais famosos da região:Passeio de Jangada nas piscinas naturais ($35/pessoa ) e Passeio para ver o peixe boi (50$/pessoa).

Onde ficar: Recanto dos Milagres na praia do riacho. R$ 250diária/casal

Onde Comer:

Restaurante No Quintal: A proprietária Renata, paulista, montou o restaurante em 2012, no quintal da casa deles, local aconchegante e pequeno, portanto a reserva é fundamental. Muito mineiros frequentam o local, que tem horta própria e peixes de moradores locais.

Dia 9: Maceió – AL: fechamos o roteiro de praias e retornamos para o aeroporto de Maceió no final do dia.

Dicas de como se deslocar entre as cidades:

Optamos pela locação de um veículo com a empresa AVIS, que apresentou o melhor custo-benefício com os descontos oferecidos para clientes Santander. Ainda na comparação dos  meios de deslocamento pesquisados, os principais valores estimados:

• Carro: R$650,00 (Locação + Combustível + Seguro de Terceiros). Para o seguro CDW/LDW  foi utilizado o benefício do cartão Visa/ Master, vale a pena entrar em contato para checar se está disponível.
  • Transfer: R$ 1.100 ( Contato 082-81528865). Parcelam o valor em 6x no cartão.
  • Ônibus: R$ 400-500 (Taxi, Viação Real Alagoas, Viação Cruzeiro, …).

Vale ressaltar, que independente do meio de transporte escolhido, o ideal é fazer os deslocamentos durante o dia, pois a estrada tem muitos canaviais que podem se tornar armadilhas perigosas a noite. Além disso, tem muitos trechos ruins, principalmente aqueles que passam pelas cidades pequenas. Cuidado ainda com as opções de trajeto do app Waze, que em alguns casos fornece rotas passando pelos canaviais para “cortar caminho”.

“Visse”, com um bom planejamento é possível conhecer as praias paradisíacas do Nordeste.

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *