SIMULADOR FINANCEIROOrganize seus gastos de viagem com nosso simulador. É GRATUITO!

Conheça Buenos Aires

O Passo a Passo para o Mundo esteve em Buenos Aires em 2011, capital da Argentina, um dos destinos mais procurados pelos brasileiros para passarem suas férias. Também chamada de capital do tango, a cidade é considerada pelos turistas um “pedaço” da Europa na América por conta das diversas edificações que remetem a arte clássica e moderna e por museus históricos espalhados por toda a cidade. O Peso Argentino é a moeda nacional e costuma ser um pouco desvalorizada em relação ao Real.

Buenos Aires, considerada um “pedaço” europeu na América por construções que remetem a arte parisiense. (Na foto – Edificio Bencich)

A cidade possui 2 aeroportos internacionais e ambos recebem voos do Brasil. O Aeroporto Aeroparque Jorge Newbery, menor mas localizado no famoso bairro Palermo, e o Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, também chamado pelo nome da cidade onde se localiza, Ezeiza. Esse último está a cerca de 35 quilômetros de Buenos Aires, mas muitos turistas o preferem por causa de seu free-shop.

O aeroporto de Ezeiza possui 2 free-shops da franquia Duty Free Shop, um na sala de desembarque e outra no embarque dos passageiros. A loja para os que estão chegando a Buenos Aires é menor se comparada a loja para os que estão saindo da cidade, que é considerada uma das maiores do mundo. Portanto, chegue algumas horas antes do horário do seu voo para poder aproveitar nas compras!

Duty Free Shop do Aeroporto de Ezeiza, considerao um dos maiores do mundo.

Como a grande maioria dos free-shops internacionais, o pagamento dos produtos comprados deverá ser feito em dólar, à vista ou no cartão de crédito (sujeito a imposto de IOF).

Como chegar ao seu hotel?

Se você precisa se locomover do aeroporto em que você desembarcou até o hotel, ou vice-versa, uma opção para é utilizar o serviço de transfers da empresa Manuel Tienda Leon. Eles oferecem transporte por ônibus e táxis e você pode comprar o serviço logo na saída do aeroporto (ou online, antecipadamente, pelo site). Os taxis são chamados “remis”, por ser um transporte em que você paga antecipadamente, para quem prefere economizar pode tomar um ônibus da empresa que levam aos hotéis mais conhecidos, saem de hora em hora e custam bem menos que um remis.

Haverá várias pessoas na saída do aeroporto oferecendo serviços de transporte e a grande maioria destes não pertencem a nenhuma cooperativa, oferecendo menor segurança ao passageiro.

Onde ficar?

Se você está viajando em família e deseja que todos se hospedem em um mesmo quarto, você pode encontrar dificuldades para achar um hotel com essa disponibilidade. Por ser uma cidade muito visitada por casais, a grande maioria dos hotéis apenas oferecem opções de quartos para duas pessoas. Após um longo tempo de busca, conseguimos encontrar um hotel que acomodava três pessoas. O Gran Hotel Argentino se localiza no centro de Buenos Aires em frente à Avenida 9 de Julho, considerada a maior avenida do mundo.

Em meio a tantas opções de bairros e regiões, o turista pode ter problemas para decidir onde se hospedar. Um dos bairros mais charmosos da cidade é o Recoleta por causa do seu estilo francês em meio a grandes áreas verdes, bares e restaurantes famosos. Se decidir por ficar nessa região, não deixe de visitar o Cemitério Recoleta, famoso por habitar os restos mortais de Evita Perón.

Outro bairro muito famoso em Buenos Aires é o Palermo Soho e Palermo Hollywood, conhecido por sua infinidade de bares, restaurantes e sua vida noturna agitada.

Para quem prefere ficar perto dos principais pontos de compras da cidade, em especial a Calle Florida,  é aconselhável ficar no Centro, é lá onde você encontra diárias a preços promocionais. No entanto essa parte da cidade fica praticamente morta durante a noite.

Bairro da Recoleta, famoso por sua tranquilidade e estilo francês.

O que esperar do clima em Buenos Aires?

Se estiver indo no verão, se prepare para um calor altíssimo. Quando estivemos na cidade em Fevereiro do ano passado, final do verão, o calor ainda era insuportável. Se escolher por essa época do ano busque por hotéis com ar-condicionado. Os invernos na cidade são bem frios, no meses de Junho e Julho as temperaturas ficam abaixo de 10º.

As estações chuvosas correspondem às estações de primavera e outono, mas geralmente a chuva não costuma atrapalhar o desenvolvimento normal das atividades na cidade.

Comer em Buenos Aires

A gastronomia local é bastante variada e de excelente qualidade. Inúmeras churrascarias, também chamadas parrillas, oferecem as melhores carnes do mundo. Outro alimento bastante característico da cidade são as “empanadas”, que são pastéis recheados com carne e outros ingredientes. O mate também é bastante tomado pelos argentinos, assim como pelos uruguaianos e brasileiros do sul do país, e geralmente é consumido em forma de chá.

Entre as bebidas alcoólicas, o vinho se destaca. O país é uma dos principais produtores da bebida no mundo sendo o Malbec o mais consumido. Se você é adepto ao vinho, não deixe de aproveitar os ótimos preços encontrados nas diversas lojas de bebidas pela cidade, lembre-se também que você tem direito a comprar até 12 garrafas de vinho para trazer ao Brasil.

O blog Passo a Passo para o Mundo visitou um ótimo restaurante localizado na Avenida de Mayo, o Alameda Pizza e Cafe. Como na grande maioria dos restaurantes da cidade os garçons são super atenciosos e divertidos, a comida também não deixa nada a desejar. Experimentamos uma pizza que deixa qualquer pizzaria brasileira no chinelo, a leveza e sabor da massa é impressionante. Testamos também uma parrilla saborosíssima, a carne oferecida realmente é de excelente qualidade.

Leia também: O tal Tax Free, como funciona?

Dicas e informações úteis

  • Para entrar na Argentina basta apresentar o documento original de identidade
  • Como em diversos outros países, costuma-se pagar gorjeta para o serviço oferecido nos restaurantes, hotéis e taxis. Geralmente consiste de 10% do valor total, mas nada te impede de deixar o valor que achar suficiente
  • Deixe sempre uma cópia do seu passaporte ou identidade no hotel, assim poderá utilizá-lo para retornar ao país em caso de furto dos documentos originais
  • Evite caminhar por vias isoladas tarde da noite, alguns pontos da cidade ficam repletos de andarilhos que podem te importunar
  • Prefira pegar taxis de cooperativas (radio taxis ou remis)
  • Em caso de problemas gerais, o número do telefone do consulado brasileiro em Buenos Aires é 4515-6500
  • Os telefones públicos espalhados pela cidade funcionam com cartões adquiridos em quiosques espalhadas pela cidade
  • Para ligar para o Brasil deve-se discar 00 + 55 + código da cidade + número de telefone
  • Os bancos e casas de câmbio funcionam das 9 às 15hs
  • Lojas e negócios funcionam das 9 às 20hs e das 9 às 13hs aos sábados

———————————————————–

Você pode se interessar: Que moeda levar para Buenos Aires?
Você pode se interessar: Roteiro turístico: Buenos Aires
Você pode se interessar: O tal  Tax Free, como funciona?
Você pode se interessar: Compras em Buenos Aires, a perdição dos outlets!

1 comentário

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *