Utilizar o transporte público da cidade em que se está de hospedado pode ser um ótimo meio de conhecer seus pontos turísticos. No entanto existem cidades em que o sistema de metrô e/ou ônibus não é eficiente (como é o caso de várias metrópoles brasileiras, mais precisamente da que moro, Belo Horizonte) ou até mesmo não existem, e nesse caso uma alternativa para os que possuem carta de motorista é a Permissão Internacional para Dirigir.

A PID é um documento que habilita um cidadão a dirigir em território estrangeiro e é emitida pelo DENATRAN desde 1968. Ao todo são 100 países em que ela é aceita, selecionamos uma pequena lista com os principais:

África do Sul,  Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Federação Russa, França, Grécia, Holanda, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales), Uruguai, Venezuela.

Como obter:

Para obter uma Permissão Internacional para Dirigir o condutor precisa possuir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e solicitar o documento junto ao site do DETRAN do seu estado, pagando um valor aproximado de R$ 115,00. O simples pagamento da taxa será considerado como requerimento para emissão da PID e a mesma será entregue no endereço do condutor em até 5 dias úteis.

 

Documento de Permissão Internacional para Dirigir

Quer solicitar a sua?

Abaixo os links para solicitar sua carteira internacional no DETRAN dos principais estados brasileiros: