Porque ter um cartão de crédito internacional?

Alguma vez você já se sentiu preocupado em ter de levar uma quantidade grande de dinheiro em mãos para aquela viagem em que você pretende se esbanjar nas compras? É aí que entra o cartão de crédito internacional.

Uma das maiores vantagens desses cartões é que você pode utilizá-los para realizar saques em caixa eletrônicos de outros países. O cartão internacional funciona como um cartão comum, ou seja, se você já realizou compras com um cartão de crédito, não vai encontrar dificuldades em utilizá-lo.

No entanto é recomendado que antes da viagem o titular do cartão entre em contato com seu banco para se informar a respeito das taxas do uso do cartão no exterior bem como o limite e anuidades.

E o pagamento, em qual moeda será feito?

Essa é uma questão que pode surgir quando se decide utilizar um cartão de crédito internacional em uma viagem ao exterior. O valor que aparecerá na fatura do seu cartão referente a compras feita em território estrangeiro já estará convertido para o Real, e por conta disso, quem utiliza o cartão internacional está sujeito a sofrer com variações cambiais como também com a incidência da taxa de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Para quem decide por comprar utilizando a função débito do cartão terá também de pagar a taxa.

Requisitos para solicitar um cartão de crédito internacional

Para conseguir um cartão de crédito internacional você precisará preencher alguns dos requisitos impostos por seu banco como idade e renda mínima. Alguns benefícios como taxas de adesão e anuidades mais baratas podem ser oferecidas a correntistas universitários, porém os limites oferecidos a esse tipo de portador podem ser mais baixos.

Cartões pré-pagos

Uma alternativa ao cartão de crédito internacional são os chamados cartões de crédito pré-pagos. Além da facilidade de se obter, esse tipo de cartão possui menos burocracias e você mesmo poderá carregá-lo com o valor que deseja levar para sua viagem. Dessa forma você terá um maior controle dos seus gastos, já que se o valor que você depositou no cartão acabar você simplesmente pode recarregá-lo.

Assim como os cartões de crédito internacionais, o cartão internacional pré-pago possui uma bandeira (Visa, Mastercard) específica. Portanto, ao realizar uma compra ou saque no exterior com o cartão você deverá procurar por locais que aceitem sua bandeira.

Várias agências de conversão de câmbio oferecem esse tipo de serviço sem taxa de adesão, a equipe do Passo a Passo para o Mundo indica:

1. Confidence Câmbio: O Confidence Travel Card pode ser carregado em Dólar, Euro, Libra, Peso Argentino ou Rand e pode ser utilizado em mais de 1 milhão de estabelecimentos ao redor do mundo. Utilizado no início de 2012 na viagem a Nova Iorque. Acesse www.confidencecambio.com.br

2. Cotação: Cartão internacional Rendimento Visa TravelMoney, também um cartão pré-pago, que pode ser utilizado para saques (rede Plus) e compras (rede Visa) em mais de 200 países. Utilizado em 2013 na viagem para Miami e Bahamas. Acesse www.cotacao.com.br.