SIMULADOR FINANCEIROOrganize seus gastos de viagem com nosso simulador. É GRATUITO!

[Roteiro] Belo Horizonte, Minas Gerais

Parque Municipal

Conhecida como a “capital nacional do boteco” por ser a cidade com a maior concentração de bares do país (clique aqui para conhecer a lista dos principais bares da cidade!), Belo Horizonte é a capital que não perdeu seu jeitinho de cidade do interior. Sua construção foi finalizada em 1897 e se tornou a primeira cidade planejada do Brasil. Na época de sua inauguração, engenheiros idealizadores previam que em 100 anos a cidade teria cerca de 200 mil habitantes, hoje, 115 anos depois, esse número passa dos 2 milhões!

Beagá, como é apelidada pelos mineiros, é cercada pela Serra do Curral garantindo uma diversidade de fauna e flora para a região. Mas, como toda cidade mineira, BH não é só famosa pelo pão-de-queijo ou pelo cafezinho mineiro. O Passo a Passo para o Mundo reuniu diversas atrações turísticas locais que não podem faltar no seu roteiro, confira:

Lagoa da Pampulha

Um dos principais cartões postais da cidade, a Lagoa da Pampulha faz parte do projeto arquitetônico construído por Oscar Niemeyer durante a gestão de Juscelino Kubitschek. A ideia inicial era de se construir uma lagoa para servir de lazer já BH não era uma cidade litorânea. Até os anos 80 o local era utilizado por banhistas e desportistas, até ser completamente poluída pelos córregos e fábricas ao redor da lagoa.

Lagoa da Pampulha

Atualmente a orla da lagoa é palco de diversos eventos nacionais e internacionais como a “Volta Internacional da Pampulha”. Em seu entorno de cerca de 18 quilômetros você encontra diversas pontos turísticos como: Jardim Zoológico, Parque Guanabara, Casa do Baile, Parque Ecológico e Igreja São Francisco de Assis. Não deixe de conferir!

Parque das Mangabeiras

Um dos pontos mais altos da cidade, no Parque das Mangabeiras você poderá curtir a natureza e visualizar ótimas paisagens de toda a cidade vista de cima. Próximo ao parque você encontra alguns pontos turísticos importantes como: a Rua do Amendoim (onde seu carro, mesmo desligado, irá andar sozinho em uma subida!), o Mirante das Mangabeiras e a Praça do Papa (palco de constantes espetáculos musicais).Parque das Mangabeiras

 

Parque Municipal

Situado no coração de Belo Horizonte, o Parque Municipal é um dos principais destino dos turistas que visitam a cidade. Rodeado por jardins, lagos e orquidário, o local é uma ótima pedida para descansar e relaxar ao som da natureza em meio ao centro da cidade! Próximo ao parque você encontrará outros pontos turísticos importantes como: o Palácio das Artes (um dos mais importantes espaços culturais da cidade), Praça da Estação (estação ferroviária e também um dos principais espaços culturais da cidade).

Parque Municipal

Mercado Central

Reúne cerca de 400 lojas onde se encontra quase de tudo! Frutas e legumes frescos, cachaças, queijos, ervas, artigos de decoração, petshops, etc.

Mercado Central

Praça da Liberdade

O local conta com jardins inspirados no Palácio de Versailles, com decorações que conduzem a Paris. A praça reúne muitas pessoas durante todo o dia e a noite. No final de Dezembro e início de Janeiro a praça recebe uma linda decoração natalina que atrai diversos moradores e turistas durante a noite!

Praça da Liberdade

Mineirão

O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, foi construído na década de 60 e reformado em 2013, possui capacidade para cerca de 62 mil pessoas. O estádio será palco de algum jogos da Copa do Mundo de 2014!

Mineirão

Praça da Savassi

Também conhecida pelo seu nome original, Praça Diogo Vasconcelos, recebeu esse apelido nos anos 40 por conta de uma padaria existente no local e que era ponto de encontro de políticos e da alta sociedade. Está situada na região de localização dos principais bares da cidade (clique aqui para conhecer a lista) e por isso é bastante movimentada durante todo o dia e a noite.

Praça Savassi

Comida di Buteco

Queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro…é difícil encontrar alguém que não aprecie a comida mineira. Por conta disso, todo ano a cidade recebe o “Comida di Buteco”, um evento nacional onde os bares participantes são desafiados a criarem pratos com ingredientes que só são divulgados alguns dias antes do começo do evento!

Comida Di Buteco

Esse ano o Comida di Buteco em BH teve início no dia 12 de Abril e vai até dia 12 de Maio, então ainda há tempo de você apreciar os pratos do evento! Saiba mais informações no site oficial do evento: www.comidadibuteco.com.br/belo-horizonte

Onde ficar?

Se você está pensando em visitar a cidade por alguns dias saiba quais as regiões mais interessantes para se hospedar. Por razão do sistema de transporte da cidade não ser muito eficiente, a melhor opção é você se hospedar no Centro, região mais próxima das praças e outros pontos turísticos. Outra opção é se hospedar na região da Savassi, próximo aos principais bares da cidade ou também no bairro de Lourdes, uma das regiões mais tranquilas e sofisticadas de BH.

Utilize o aplicativo do KAYAK no menu ao lado para pesquisar preços e avaliações dos principais hotéis e pousadas da cidade!

Informações úteis

  • Informações de horários e itinerários das linhas de ônibus: BHTrans
  • Informações de horários e itinerários do metrô: MetroBH
  • Central Telefônica: 156
  • Aeroporto de Confins: 689-2344 / 689-2700
  • Aeroporto da Pampulha: 441-2000
  • Aeroporto Carlos Prates: 462-6455
  • Estação Ferroviária: 218-2912
  • Rodoviária: 3271-3000 / 3271-8933

———————————————-

Você pode se interessar: Conheça os melhores bares da capital brasileira dos bares, Belo Horizonte!
Você pode se interessar: [Roteiro] Descubra os morros de Ouro Preto!

1 comentário

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *