SIMULADOR FINANCEIROOrganize seus gastos de viagem com nosso simulador. É GRATUITO!

Descubra a charmosa Banff e o Lake Louise

Banff Avenue. Banff, AB

A relaxante Banff, situada no meio das montanhas rochosas do lado canadense em Alberta, é uma cidade muito charmosa com 7,5mil habitantes. Justamente por ser uma cidade pequena, a definimos como “única”. Com pessoas muito simpáticas e dispostas a ajudar a todo tempo a cidade é movida pelo turismo que seus centros históricos e centros de esqui atraem.

Banff fica a cerca de 130km de uma das cidades mais importantes da província de Alberta, Calgary. Uma viagem de cerca de 2 horas incrível de se fazer, seja de carro ou de ônibus, por conta das montanhas cobertas de gelo que compõem o cenário durante toda a viagem.

Nesse post contaremos sobre nossa viagem realizada durante o segundo mês da primavera canadense.

Como chegar em Banff?

As maneiras mais comuns de se chegar em Banff são de ônibus, carro ou trem, depende se você sai de Calgary, Vancouver ou qualquer outra cidade.

Nossa equipe foi de Calgary à Banff de ônibus.

1) de ônibus: 

Saímos de Calgary com a companhia Greyhound.ca e em 1h40min estávamos em Banff. O ônibus faz 1 parada mas passageiros não saem por conta da viagem ser bem curta.

As passagens estavam em torno de CAD$30 comprando antecipadamente pelo site. (Web fare ticket)

Da estação em Banff você pode pegar um taxi ou ir caminhando. Como a cidade é bem pequena e queríamos conhecer o máximo que podíamos decidimos andar até o hostel.

A maioria dos hostels e hotéis estão na avenida principal (Banff Avenue). Andamos por cerca de 15min até o hostel.

2) de carro: 

Apesar da viagem ser curta (128km) e durar apenas 1h30min de Calgary-Banff, optamos por não alugar um carro por conta do risco de neve. Tome muito cuidado se você vai viajar no inverno ou próximo do inverno. Dirigir quando a neve está acumulada na pista é um dos motivos de alto índice de acidentes em estradas no Canadá.

Não subestime o tempo, se você não tem costume em dirigir na neve NÃO alugue um carro se estiver nevando. Vá de ônibus pois a experiência do motorista conta nessa hora.

De Vancouver à Banff são quase 9h de viagem, 850km. (Via trans-canada highway. BC-1E) É uma viagem longa mas se você tiver tempo e experiência para dirigir por 9h, por que não? Te garanto que a vista será incrível.

Dica: se vai de carro, confira se o seu hotel tem vaga para estacionamento e se cobram taxa para estacionar. (parking)

Hostel

Depois de muita pesquisa ficamos com o Banff International Hostel. O staff foi prestativo, o quarto individual era bem charmoso e espaçoso e o café da manhã era razoável. Eles oferecem leite, massa para panqueca, pão, geléias, suco. Nada muito rebuscado, mas era o suficiente. Todo os dias as opções eram as mesmas, então se você fica por 1 semana pode se enjoar.

Banff International Hostel.
Banff International Hostel.

Eles tem 4 computadores que você pode acessar internet caso precise. Wi-fi e uma máquina de sacar dinheiro também estão disponíveis.

Compras

1) Supermercado

Compramos nossa comida por 3 dias no Safeway, supermercado localizado na Banff Avenue com Wolf streetSugerimos que façam isso caso estejam com o orçamento apertado, assim você evita comer em restaurante o tempo todo e guarda uma grana.

2) Comida

The Fudgery  é um restaurante de sobremesa famoso entre turistas que passam por lá. Eles tem muitas opções de doce e se você é amante de chocolate não pode deixar de incluir no seu roteiro uma passada por lá.

Prateleira de doces na The Fudgery.
Prateleira de doces na The Fudgery.

 

Eles tem esse Bearpaws (“patinha de urso”) que é um dos doces típicos deles. Sugerimos esse e o chocolate com rum.

Não deixe de experimentar o maple syrup (lê-se: “ciuRup“) também. O maple syrup é o xarope raro típico extraído somente durante o inverno de árvores centenárias no Canadá.

Muitos bares estão na Banff Avenue também. Eles tem algumas opções de bares legais, não muitas. Os preços de restaurantes são um pouco salgados.

3) Banff não é conhecida como pólo de compra, a cidade tem muitas lojinhas de artesanato e lembrancinhas. Muito artesanato em madeira. Você pode encontrar as Dollar store, lojinhas que lembram os nossos 1,99, na qual você sempre encontra algum utensílio interessante.

Atrações

1) Upper hot springs pool

Descoberto em 1885o springs pool é uma das atrações mais visitadas em Banff. É uma piscina aquecida natural que se mantém aquecida e visitada há mais de 100 anos por banhistas que buscam uma experiência única.

Enquanto se banha você aproveita uma vista incrível das Rocky Mountains.

Banff é a única casa no mundo de uma população raríssima de caracol que corre risco de extinção. Não se preocupe em pisar em um deles enquanto se banha pois os caracóis estão em piscinas diferentes das que o público pode usar.

Não deixe de passear e descobrir os arredores do clube. Além da vista privilegiada já que você estará a 1.4oom de altura.

Endereço: 1 Mountain Ave Banff, AB

Preço: $7,30. Aluguel de toalha e armário: $2 cada

Como chegar: pegue o ônibus público #1 na Banff Avenue na direção Sulphur Mountain. Tarifa: $2

Hot springs pool. Vista superior.
Hot springs pool. Vista superior.

2) Cave and basin national historic site

É um museu com reserva aquática, trilhas e uma caverna.

É outro lugar em que há os caracóis em extinção. Se você tocar ou entrar em uma das piscinas proibidas você irá receber uma multa e ser julgado pela corte já que o parque é também um centro de preservação desses caracóis.

Não deixe de passear e descobrir as trilhas dentro do parque que te levam à nascente de águas termais.

Entrada: $3,90

Como chegar: Nós andamos do centro de Banff até esse museu e valeu muito a pena ter ido a pé! O trajeto tem cerca de 3km e levou 1h caminhando bem devagar e tirando muitas fotos.

O museu por si só não tem muito a mostrar, em cerca de 1h passamos pelo museu todo. A caminhada até lá e a vista do parque fazem valer a pena.

  •  Siga na direção Sul na Banff Avenue
  • Atravesse a ponte sob o rio Bow River (pare para tirar umas fotos pois a vista é ótima)
  • Após a ponte, vire para a direita na Spray Ave: 1,5km de caminhada
Caminho para se chegar ao Cave and Basin.
Caminho para se chegar ao Cave and Basin.
  • Caminhe na trilha entre as árvores
  • O Cave and Basin museu estará na sua esquerda após passar várias casas. Você vai saber que chegou pois verá o estacionamento.
Caverna no Cave and Basin National Park. Banff, AB
Caverna no Cave and Basin National Park. Banff, AB

3) Johnston Canyon

Aos aventureiros, o cânion fica a 30min de Banff e é ideal para quem gosta de trilha. Há um caminho de 3km que passa por cachoeiras e é muito visitado durante o Verão. Não fomos no cânion nessa primeira viagem, mas com certeza vamos incluir na próxima uma visita.

Para mais atrações visite o site de Banff clicando aqui.

Transporte público em Banff

Apesar de apenas 4 linhas de ônibus estarem disponíveis elas são bem eficientes pois te levam a diversos dos pontos turísticos.

Os horários dos ônibus e o mapa deles você encontra clicando aqui.


Lake Louise

Lake Louise durante o verão. (photo by distanbach.wordpress.com)
Lake Louise durante o verão. (photo by distanbach.wordpress.com)

Ao lado de Banff, Lake Louise conta com um lago que no verão se colore de um azul-turquesa atraindo a atenção de muitos turistas, além de render fotos e memórias inesquecíveis.

O lago em si é o pátio de um hotel de luxo, o Fairmont Hotel, mas que é aberto ao público. As áreas comuns do hotel estão abertas e qualquer um pode visitar, incluindo restaurante e lojinhas de pedras artesanais e históricas.

Eles vendem pedras preciosas de diversos lugares do mundo, como por exemplo de Ouro Preto, MG.

Muitos turistas que estão em Banff vão à Lake Louise esquiar durante o dia.

Como chegar em Lake Louise?

A viagem dura 50min e custa em torno de CAD$20. Saímos de Banff pela manhã (9am) em um ônibus que para em vários hotéis na Banff Avenue.

Horários dos ônibus em 2014. Confira os horários e preços atualizados com o hotel!
Não confie nesses horários e preços! Eles são de 2014 e disponibilizamos para você ter uma ideia.

A imagem acima mostra os horários de ônibus e preços em 2014. O valor do ticket com direito a ida e volta era CAD$15.

Atenção! Confira os preços e horários atualizados com seu hotel assim que chegar em Banff para programar sua ida à Lake Louise.

Para voltar à Banff, use o seu ticket de volta comprado na ida. Diga ao motorista o seu hotel que ele irá parar no ponto mais próximo para você no desembarque.

Outra opção é ir de Greyhound. Os horários as vezes são limitados e você terá que se deslocar até a estação de ônibus. Os preços são um pouquinho mais altos do que o ônibus que te pega na avenida principal.

Então por que não escolher a opção mais conveniente e barata?

Quanto tempo ficar em Lake Louise?

Em Lake Louise ficamos por um dia. Saímos de Banff após o café da manhã 10h40 e voltamos no fim da tarde as 4h40.

Você não vai querer ficar mais do que isso se não for para esquiar. Em um único dia é possível também visitar o lago vizinho, Lake Moraine.

Há chalés no centro de ski caso você esteja buscando por ski ou uma estadia no ski resort: https://www.skilouise.com/

Lake Louise ao fundo, visto do centro de Ski.
Lake Louise ao fundo, visto do centro de Ski.

Como chegar no lago?

O ônibus que te leva de Banff à Lake Louise te deixa numa estação de ski próxima ao lago. Mas você não vai querer andar até o lago pois é um pouco longe.

Ida:  Dessa estação de ski você pega um shuttle bus (de graça) que te leva da estação de esqui até o Fairmont Hotel, que é onde fica o lago.

Volta: para voltar do lago para o centro de ski você precisa pegar o shuttle bus. Então para não correr o risco de perder o shuttle e consequentemente perder o ônibus de volta à Banff, optamos por pegar o shuttle um pouco antes do último ônibus sair.

O shuttle de graça só é oferecido até o fim de Abril que é quando se encerra a temporada de ski.

Atenção! Se você perder o ônibus que te leva de volta à Banff você tem duas opções, ou se hospeda no Fairmont hotel por uma noite (CAD$400) ou pega um taxi de volta à Banff que também vai te custar bastante.

Quando ir a Lake Louise? 

Durante o verão você pode fazer canoagem no lago. Já durante o inverno a opção é patinar em cima do lago congelado. Ou atravessá-lo andando. Nós não arriscamos nenhuma atividade no lago por termos ido no final do inverno e algumas partes dele estavam descongelando.

Durante o inverno canadense, de Dezembro a Abril, o lago tem chance alta de estar congelado. Isso não lhe impede de ir nessa época. Durante o inverno você ainda pode fazer atividades como trilhas, caminhada no lago ou passeio de carroça. Apesar de termos ido no inverno havia bastante turista por lá.

Vista do Lake Louise durante o inverno (Abril)
Vista do Lake Louise durante o inverno (Abril)

Se quiser ver o lago descongelado vá entre Maio e Dezembro. É a sugestão dos moradores da região. Nessa época você vai poder aproveitar mais atividades ao ar livre, como canoagem por exemplo além de ver o famoso azul-turquesa.

Dicas

1) Fairview lookout

É um observatório no alto de uma montanha que pode-se ter acesso fazendo uma trilha ao lado esquerdo do Lake Louise. Para chegar lá você vai ter que subir uma trilha inclinada por cerca de 15min.

Há avisos na trilha sugerindo subir em grupo para afastar animais selvagens. No mesmo aviso eles sugerem que você suba fazendo barulho e com spray de urso.

Vá de bota e se prepare para caminhos tortuosos e escorregadios, você vai subir uma montanha!

Onde comer em Lake Louise?

Almoçamos no Fairmont Hotel onde o preço é um pouco salgado caso esteja viajando com orçamento curto. Uma entrada era em torno de $15 e dá para duas pessoas. O prato principal é em torno de $23 e suficiente para uma pessoa.

Saímos do restaurante bem satisfeitos apesar da comida não ter sido a melhor que já comemos. A vista do lago é o que torna o restaurante especial.

Lake Louise visto do restaurante do Fairmont Hotel.
Lake Louise visto do restaurante do Fairmont Hotel.

Centro de Ski em Lake Louise

Caso queira esquiar em Lake Louise, vá até o centro de ski saindo de Banff. O ônibus te deixa exatamente na porta do centro de ski.

Se vc é iniciante deve pegar aulas que ficam em torno de $200 com equipamentos.

Você pode subir a gôndola mesmo se não quiser esquiar. O preço do lifting ticket é de $23. A vista é bonita e o trajeto de subida dura de 5-10 min. Lá de cima você vai ver o Lake Louise e o Fairmont Hotel ao fundo!

Dica: prepare os óculos escuros se vier no inverno, o reflexo do sol na neve vai te deixar cego. rs


 

Lake Moraine

Lake Moraine. (photo by morainelake.com)
Lake Moraine. (photo by morainelake.com)

 

É outro lago conhecido e bem charmoso que fica a cerca de 11km do Lake Louise.

O Lake Moraine abre entre Julho e Setembro por conta da sua estrada de acesso estar congelada nessa época. Logo vá no verão se quiser ver água turquesa.

Para acessar o lago pergunte no Fairmont Hotel ou procure uma empresa de transporte. O valor gira em torno de $20.


 

Vocês vão se encantar por Banff assim como nós nos apaixonamos. A cidade é definitivamente um lugar que voltaríamos para descansar.

Apesar de sua tranquilidade e monotonia ser uma ótima opção para as férias dos que gostam de relaxar, a cidade é bem jovem, o que a torna um levemente movimentada durante a noite.

Esperamos seus comentários sobre o que acharam de Banff e Lake Louise!

Bon Voyage!

😉

16 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *