SIMULADOR FINANCEIROOrganize seus gastos de viagem com nosso simulador. É GRATUITO!

A Páscoa e suas celebrações pelo mundo!

Diante de uma comemoração tão difundida pelo mundo, o Passo a Passo Para o Mundo decidiu reunir as principais comemorações de Páscoa ao redor do planeta, confira abaixo um giro pelas celebrações mais interessantes que encontramos para vocês!

Começando pela China: Festival Ching-Ming

Todos sabemos o quanto os ancestrais são respeitados na cultura asiática, logo a comemoração de Páscoa  também reverencia os antepassados. O “Ching-Ming Festival” ou “Qingming Festival” é a comemoração de cerca de 2,500 anos que ocorre no 104º dia após o solstício de inverno, que geralmente cai no dia 4 de Abril.

Oferendas em túmulo chinês.
Oferendas em túmulo chinês.

Nessa data as pessoas costumam visitar os túmulos e cemitérios onde estão seus ascendentes que já se foram. Quando esse festival surgiu, as pessoas costumavam levar galos para oferecer aos mortos, hoje costuma-se ir ao cemitério para fazer uma visita, limpar o túmulo, oferecer chá, comida, vinhos e o famoso dinheiro fantasma (‘Joss Paper’), o qual acreditam que garante ao espírito do falecido muitas coisas boas na sua vida pós morte.

Nicarágua: Ensopado de Iguana

A comemoração de Páscoa dos nicaraguenses não é tão distante da realidade brasileira em outros feriados nacionais, eles tiram alguns dias de folga e as cidades costumam parar, todos traçam sua rota para a praia, rio ou cachoeira mais próxima para aproveitar o sol ao máximo. O mais interessante é como os católicos da Nicarágua fogem da carne vermelha: a substituem por carne de iguana! Isso mesmo! Na quaresma eles dão preferência à carne de garrobo, uma variação de iguana.

Garrobo (ou Iguana Negra) sendo vendida em mercado na Nicarágua
Garrobo (ou Iguana Negra) sendo vendida em mercado na Nicarágua

Suécia: Bruxinhas de Páscoa

Lá pela Suécia, a Páscoa lembra a festividade de Halloween dos Estados Unidos, uma vez que as crianças do interior costumam se vestir de bruxas e saem pelas suas vizinhanças em busca de doces, assim como os norte americanos. Elas deixam cartões decorados na porta dos vizinhos sem que eles vejam, e esperam que sejam recompensados!

Crianças suecas vestidas de bruxinhas saem pela vizinhança em busca de doces.
Crianças suecas vestidas de bruxinhas saem pela vizinhança em busca de doces.

Ucrânia: E seus ovos tradicionalmente enfeitados

Na Ucrânia, além da quaresma, os católicos são ainda mais tradicionais, pois costumam não comer gordura e leite durante os 40 dias de penitência. Além disso, não é comum celebrar grandes eventos no período, como por exemplo o casamento. As pessoas saem das cidades e vão para as vilas visitar seus familiares, é comum as cidades ficarem bem vazias, pois é tempo de celebração familiar, assim como a acontece aqui no Brasil na nossa noite de Natal.

Pêssankas Ucranianas. (Fotos tiradas pelo blog Passo a Passo Para o Mundo em visita ao Museu Ucraniano em Curitiba/PA)
Pêssankas Ucranianas. (Fotos tiradas pelo Passo a Passo Para o Mundo em visita ao Museu Ucraniano em Curitiba/PA)

Os ovos denominados Pêssankas (ovos pintados à mão) são os elementos mais tradicionais da celebração ucraniana, que representam um simbolismo bem característico da região. Os ovos são usados há alguns milhares de anos e eram pintados para esperar e presentear as divindades no início da primavera, cada um dos diversos símbolos pintados nos ovos tem um significado específico.

República Tcheca: Chicoteando as mulheres!

Na República Tcheca as coisas não acontecem da forma como estamos acostumados aqui na América, são bem diferentes.  Além de não parar de comer carne vermelha, por lá eles costumam chicotear as mulheres! Tudo acontece da seguinte forma, no domingo as mulheres pintam ovos de galinha de maneira bem artística e vão aos supermercados comprar sanduíches, álcool e o tradicional chocolate.  À meia-noite da segunda-feira é que tudo começa, a lei permite que nesse dia as mulheres possam ser espancadas e surradas!

Típico chicoteamento na Replúbica Tcheca
Típico chicoteamento na Replúbica Tcheca

O que para nós parece um absurdo e um crime, para eles é motivo de diversão. As mulheres que entram na brincadeira podem levar uma surra com ramos de salgueiro chamados ‘pomlazka’, que são preparados na semana antes da Páscoa. No fim desse ramo há uma fita amarrada, decorando-o.

As mulheres são esperadas na porta das igrejas, ou até mesmo buscadas em casa, para poder levarem uma chicoteada com os ramos de salgueiro. Após o evento, elas oferecem ao homem que as chicoteou os preparados de domingo: ovos pintados, bebidas alcoólicas e comidas!

Páscoa na República Tcheca
Páscoa na República Tcheca

É claro que hoje em dia isso não é tão violento quanto soou ser. Na verdade, hoje tudo acontece como uma grande brincadeira, sem deixar de perder a tradição, é claro! Porém, na Morávia ainda há o espancamento do tipo cruel. A ideia por traz do espancamento é antiga, os antepassados acreditavam na renovação e vida nova após a surra. Era um símbolo de juventude e reprodutividade à mulher que foi chicoteada.

Estados Unidos: Páscoa com o Presidente

Nos EUA existe uma tradição da abertura da Casa Branca para o “Easter Egg Roll”, um jogo comum no país em que os participantes empurram um ovo cozido com uma espécie de colher grande pelo gramado. Nessa páscoa abriu-se 35mil vagas para crianças visitarem o gramado da Casa Branca e participar da brincadeira com seus pais. Além da brincadeira ocorre também outras atividades como a contagem de histórias e apresentações de dança e canto.

O Passo a Passo Para o Mundo quis relevar a importância do simbolismo da Páscoa em todas as culturas.

Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro.(Albert Camus)

Você pode se interessar: Fim do Mundo: Conheça os pontos turísticos e suas lendas apocalípticas!

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *